‘Irônico’ de Alanis Morissette não é irônico. Ou é?

“Não é irônico? Você não acha? ” – Alanis Morissette

Muitas pessoas lutam contra a ironia em seus escritos, apesar da fábula da mídia de que todos os nascidos depois de 1965 vivem uma vida tão profundamente arraigada na ironia que não podemos lidar com uma afirmação direta.

Muitos blogueiros são sarcásticos e sarcásticos (formas mais desagradáveis ​​de ironia geralmente destinadas a ridicularizar uma pessoa específica) simplesmente porque é um substituto fácil para uma voz de escritor totalmente desenvolvida.

A ironia é um pouco mais sutil e é por isso que pode causar problemas às pessoas.

Isso não é irônico, é apenas uma coincidência

Quando se trata de “não entender” a ironia, há uma pessoa que vem imediatamente à mente para muitos – Alanis Morissette. Mais de duas décadas depois, seu hit “Ironic”, do álbum Jagged Little Pill, de 1995, ainda é o ponto alto de muitas piadas relacionadas à ironia.

Se você não conhece, a música de Morissette descreve várias situações de vida seguidas por duas perguntas “Não é irônico?” e “Você não acha?”

O problema percebido com a música é que a maioria, senão todos, dos exemplos dados não constituem ironia situacional ou literária.

Por exemplo:

“Um engarrafamento quando você já está atrasado Uma placa de proibido fumar na sua quebra de cigarro É como dez mil colheres quando tudo que você precisa é uma faca É conhecer o homem dos meus sonhos E então conhecer sua linda esposa E não é irônico … não é? pensar?”

Bem não. Essas são situações infelizes, mas não são tipicamente o que alguém definiria como irônico. O que leva os críticos a afirmar que “Irônico” de Alanis Morissette não é realmente irônico.

Dez mil colheres quando tudo que você precisa é uma faca na sala de descanso dos funcionários de um Talheres Henckels fábrica … isso seria irônico.

Somos a agência Digital Commerce Partners do Copyblogger. Somos especializados em fornecer tráfego orgânico direcionado para negócios digitais em crescimento.

SABER MAIS

Canção “irônica” não irônica

Quando mencionei ironia e sarcasmo em um post sobre metáfora, símile e analogia, um leitor me enviou um e-mail lamentando a incapacidade de alguns de distinguir entre ironia e sarcasmo.

Ele continuou a lamentar a falta de compreensão da ironia em geral, “como aquela idiota da Alanis Morissette”. (Parece que ele pensou que Alanis precisava ser ensinado como stfu.)

Eu escrevi de volta:

“Alanis pode não ser tão burro, afinal. Se você descontar o argumento de que alguns de seus exemplos se qualificam como ‘ironia cósmica’ (o que eu acho um tanto fraco), a canção ‘Irônica’ é desprovida de ironia em qualquer uma das ilustrações que ela oferece.

“Isso, por si só, é irônico e justifica toda a música do ponto de vista artístico. A Sra. Morissette pode ter feito uma piada maravilhosamente perversa com todos nós em outro nível. ”

Nunca tive notícias do leitor, então acho que ele não gostou da minha teoria. Decidi pesquisar um pouco para ver se Morissette alguma vez validou essa interpretação.

Aqui está um Citação de Alanis sobre “irônico”:

“Para mim, o momento mais doce veio em Nova York, quando uma mulher veio até mim em uma loja de discos e disse: ‘Então todas essas coisas em’ Irônico ‘não são irônicas.’ E então ela disse: ‘E essa é a ironia.’ Eu disse, ‘Sim’. ”

Pode-se certamente argumentar que Morissette simplesmente reconheceu uma graça salvadora e a pegou. Outros podem argumentar que a música contém pelo menos um ou dois exemplos de ironia, o que invalidaria a explicação.

Independentemente disso, há um ponto para escritores além da noção de que “Irônico” de Alanis Morissette não é irônico.

O ponto é este …

Você pode ser absolutamente brilhante, mas se apenas pessoas realmente inteligentes e amantes do mistério puderem descobrir do que você está realmente falando, você será um fracasso do ponto de vista de marketing.

Isso não é um problema para as estrelas pop, mas é algo para se pensar quando você aborda seu próprio blog e redação.

Não é irônico que um comunicador gênio seja alguém que pode expressar as coisas da maneira mais simples e clara possível? Não acha?

Fonte: CopyBlogger

Related Posts

Leave a Reply