Existem inúmeras razões pelas quais você deseja aprender como escrever pontos de bala.
Postagens de blogs, tweets e dezenas de milhares de imagens fixadas em quadros digitais estão passando por nós mais rápido do que podemos lê-los.
Mais rápido do que podemos digitalizá-los, dependendo da hora do dia.
O que isso significa para os escritores que tentam cortar tudo com técnicas que chamam a atenção? Pelo menos duas coisas em que posso pensar:
- É melhor você saber escrever manchetes magnéticas.
- É melhor você saber como escrever marcadores que prendam (e mantenham) a atenção.
Não estamos dizendo para você manter sua cópia curta. Estamos dizendo a você para manter sua cópia legível.
O que são marcadores?
Os pontos são usados para listar itens em seu conteúdo.
Eles ajudam você a comunicar sua mensagem de maneira eficaz, pois capturam a atenção dos leitores que preferem conteúdo escaneável. Pense nisso … os scanners adoram marcadores, certo?
Uma lista com marcadores também pode quebrar longos blocos de texto, e as frases intrigantes que você usa em seus marcadores são oportunidades de transformar scanners em leitores.
Goste ou não, eles mantêm as pessoas envolvidas com as postagens, páginas, artigos e textos do seu blog como nada mais.
Vamos dar uma olhada rápida em como fazer isso e muito bem.
As noções básicas de escrever pontos que funcionam
A essência de uma grande bala é brevidade + promessa.
A brevidade tem sido uma marca registrada da boa escrita desde o início da escrita, mas atualmente todos possuem uma consciência aguda de quão importante é a brevidade no momento.
Pontos de bala longos e complexos iriam contra o propósito de escrever marcadores – para manter seu leitor movendo-se através de sua cópia.
A promessa é o elemento que fisga o leitor como um peixe. Você está fazendo uma afirmação clara e legítima de que seu produto / ideia / serviço dará a eles o que estão procurando.
Nem é preciso dizer (mas é claro que vou dizer de qualquer maneira), você deve cumprir a promessa que fez.
Provavelmente existem maneiras mais rápidas de arruinar sua credibilidade e carreira, mas não dar ao leitor o que você prometeu está definitivamente entre os três primeiros.
Brian Clark escreveu o post definitivo “Bullet Points 101” mais de 10 anos atrás.
E, uma vez que eu prefiro roubar de Clark do que tentar superá-lo nessa área, aqui está seu resumo de cinco partes de quando usar marcadores, bem como o que um marcador eficaz é e faz.
Um marcador expressa um benefício claro e uma promessa para o leitor
Isso mesmo … são mini-manchetes.
Os marcadores incentivam o leitor de varredura a voltar à verdadeira essência de seu conteúdo ou a prosseguir com sua frase de chamariz.
Mantenha seus marcadores simétricos, se possível
Ou seja, uma linha cada, duas linhas cada, etc. É mais fácil para os olhos e, portanto, mais fácil para o leitor.
Evite a confusão de balas a todo custo
Não entre em uma confusão de tópicos detalhados de legendas, marcadores e submarcadores. Os marcadores são projetados para maior clareza, não para confusão.
Pratique paralelismo
Mantenha seus grupos de marcadores tematicamente relacionados, comece cada marcador com a mesma classe de palavras e mantenha a mesma forma gramatical.
Lembre-se de que marcadores (como títulos) não são necessariamente frases
Se você quiser escrever frases completas, use um parágrafo ou uma lista numerada.
Pontuação em listas com marcadores
Como o texto que vem depois de um marcador não deve se parecer com um parágrafo, você deve estar se perguntando como lidar com a pontuação em listas com marcadores.
Depende do tipo de marcadores que você escreve, mas a chave é manter sua pontuação consistente. Seus marcadores devem ter mais ou menos o mesmo estilo e comprimento.
Você capitaliza os marcadores?
Você pode colocar a primeira palavra após um marcador em seu conteúdo com letra maiúscula.
No entanto, se cada um dos marcadores for apenas uma palavra, você poderá manter as letras todas em minúsculas.
Novamente, seja qual for o estilo que você escolher, certifique-se de ser consistente em todo o texto.
Os marcadores devem ter pontos?
Se seus marcadores acabarem sendo sentenças curtas, você desejará adicionar pontos após cada uma. Nesse caso, você vê por que colocaria a primeira palavra em maiúscula após um marcador.
Se os marcadores forem apenas frases curtas ou sentenças incompletas, eles não precisam de pontos.
Agora que estamos firmados em uma base sólida, vamos ver como escrever esses marcadores.
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8 exemplos de marcadores que funcionam
Você pode ter visto escritores reclamando da proliferação de “listas” nos últimos anos.
A questão é que os elitistas não sabem do que estão falando. Mais uma vez, neste mundo digital rápido, curto e em constante evolução, quem faz sentido primeiro, vence.
E uma das melhores maneiras de dar sentido a uma ideia – especialmente online – não é emburrecê-la, é dividi-la em pedaços digeríveis.
Os marcadores podem ser uma ótima maneira de fazer isso – mas não confie apenas nos tipos de marcadores desatualizados e simplistas que você está usando agora.
Expanda seu alcance e adicione-os à sua caixa de ferramentas quando estiver cópia escrita.
1. Fascínios externos
Esses tipos de marcadores fascinantes são geralmente encontrados em cópias de vendas. Eles criam curiosidade e funcionam como manchetes para solicitar uma compra ou outra ação.
2. Fascínios internos
As fascinações internas são praticamente idênticas às externas, exceto que foram projetadas para persuadir as pessoas a continuar lendo o post que já estão lendo.
3. Bullet chunking
Extrair marcadores de frases compostas ajuda a esclarecer um ponto, ao mesmo tempo que aumenta a usabilidade de seu conteúdo.
4. Marcadores de autoridade
Marcadores de autoridade são usados para recitar os dados e as provas que apóiam seu argumento. Como acontece com toda escrita persuasiva, transforme informações factuais secas em leituras interessantes sempre que puder.
5. Balas de angústia
Cliffhanger as balas provocam e prenunciam o que está por vir ou no futuro próximo. Você também pode usar marcadores de suspense para estabelecer as bases para uma futura promoção, lançamento ou evento de conteúdo especial.
E – como um pequeno bônus sobre como escrever tópicos – Ben Settle expandiu a postagem de Brian com mais alguns exemplos de sua autoria.
Aqui estão algumas das favoritas de Ben segredos de marcadores.
6. Balas de presente
São como a senhora que distribui cubos de queijo no supermercado.
Ela dá às pessoas um “gostinho” de comida que as mantém alertas e comprando – e muitas vezes elas acabam com o que provaram no carrinho de compras.
7. Marcadores de expansão
Esses marcadores quebram a “mesmice” da página (quando você tem várias páginas de marcadores) e adicionam mais provocação, demonstração e curiosidade.
Além disso, eles dão um pequeno efeito de “loop” agradável ao seu anúncio que continua atraindo o leitor de volta.
8. Marcadores “Não pode ser feito”
Basicamente, é aqui que você diz algo que é quase inacreditável.
Algo 100% verdadeiro, mas isso é tão estranho e “lá fora” que faz você dizer: “Como diabos você pode fazer isso?”
Parabéns, agora você sabe mais sobre como escrever pontos de bala do que a maioria dos redatores de trabalho.
E aqui está o atalho mais simples para iniciá-lo na arte do marcador …
Experimente este atalho simples para escrever marcadores que funcionem
Crie cada marcador como se fosse seu título.
O objetivo aqui é alcançar, uh … destaque com cada bala.
Você não alcançará a perfeição com cada um dos marcadores que escrever, mas se seguir esse princípio em geral, escrevê-los ficará muito mais fácil com o tempo.
E, o mais importante, essas lindas linhas com marcadores manterão seus leitores lendo sua página como água em um slide.
Fonte: CopyBlogger