Como decidir quais são as moedas “portos-seguros”

Embora você possa vê-lo mencionado com frequência em análises de corretores online, você provavelmente já se perguntou em algum momento o que significa uma moeda de ‘porto seguro’. No entanto, não há nada complicado sobre o termo.

Em termos de negociação e investimento, uma moeda ‘porto-seguro’ é essencialmente qualquer ativo cujo valor se espera aumentar ou, no mínimo, reter seu valor. Normalmente, quando os investidores estão construindo uma carteira, eles gostam de incluir alguns investimentos de ‘porto seguro’ para garantir que tenham uma base sólida para a carteira que reterá seu valor. Isso permite que outros recursos disponíveis sejam colocados em investimentos um pouco mais arriscados.

Não há nenhum recurso de definição real que torne um determinado tipo de ativo ‘Porto Seguro.’ Normalmente, se algo é ou não considerado um porto seguro depende do nível de risco associado ao investimento naquele ativo específico. Assim, por exemplo, os títulos do tesouro seriam considerados um porto seguro porque são um investimento de risco relativamente baixo quando comparados a algo muito mais arriscado, como ações de mercados emergentes. Um exemplo clássico de ativo porto-seguro seria o ouro que, com o tempo, tendeu a manter seu valor.

Quando os mercados estão em uma posição relativamente estável, os investimentos de refúgio seguro geralmente serão usados ​​para completar uma carteira de investimentos como uma forma de incluir ativos relativamente baixos. Quando os mercados estão mais voláteis ou em tendência de queda, portos seguros são usados ​​como forma de mitigar o risco, ou os gestores de portfólio podem mover ativos de baixo desempenho para outros menos arriscados.

No contexto do comércio de moedas, moedas portos-seguros significam exatamente o mesmo que em outros lugares. Moedas portos-seguros são simplesmente aquelas moedas que tendem a manter seu valor ao longo do tempo e, como tal, têm um nível mais baixo de risco associado a elas.

Em condições de mercado voláteis, os comerciantes tenderão a migrar para as moedas portos-seguros, pois são elas que tendem a manter seu valor de mercado, tornando-as uma opção de negociação menos arriscada.

Se uma moeda é considerada um porto seguro ou não, não está apenas relacionado ao seu valor de mercado real; também reflete as condições que o tornam estável. Assim, por exemplo, o franco suíço é considerado uma moeda porto-seguro porque o governo suíço é muito estável e tem um sistema financeiro bem regulado, além de uma economia que teve um bom desempenho ao longo do tempo. Isso torna o valor do franco suíço relativamente confiável e estável, razão pela qual tantos comerciantes se aglomeram para comprar a moeda.

Da mesma forma, o USD – dólar dos Estados Unidos – também é considerado uma moeda porto-seguro. Isso porque é a mais utilizada em todo o mundo e é considerada a moeda mais negociada atualmente. Seu valor é sustentado pelo tamanho e pela estabilidade da economia dos EUA em geral.

Para garantir que você tenha um portfólio saudável e bem diversificado que reduza sua exposição ao risco, é sempre recomendável incluir algumas moedas portos-seguros em seu portfólio e estratégia de negociação.

Fonte: Directlauncher

Related Posts

Leave a Reply