Startups de tecnologia mostram diferenças salariais “chocantes” entre homens e mulheres

Uma diferença salarial “chocante” nas startups de tecnologia britânicas faz com que as mulheres ganhem quase um terço menos do que os homens em muitos cargos de alto escalão.

Funcionários do sexo feminino com “chefe” em seu cargo em empresas de tecnologia com menos de 20 funcionários recebem em média 29% menos do que seus colegas do sexo masculino, de acordo com um estudo da Forward Partners, a empresa de capital de risco.

Sua pesquisa com mais de 350 pessoas que trabalham em start-ups, incluindo fundadores, diretores e gerentes, destacou uma disparidade salarial de gênero que “prevalece em todo o setor”, mas é particularmente aguda para aqueles em cargos seniores.

Embora as mulheres que operam no nível de diretoria e abaixo recebam salários-base marginalmente mais altos do que os funcionários do sexo masculino, a Forward Partners disse que “ainda existe um teto de vidro nos níveis mais altos”.

Os fundadores do sexo masculino se premiaram com salários “100% mais altos” do que as contrapartes do sexo feminino.

A empresa de investimento disse: “Embora [technology] as start-ups são frequentemente apontadas como um farol de . . . oportunidade e igualdade, parece que este simplesmente não é o caso.”

Quatro em cada cinco fundadores são homens, disse a Forward Partners. Acrescentou que os resultados de sua pesquisa salarial de start-ups também foram “comprovados por nossa experiência diária” de apoiar start-ups.

Cathy White, diretora do GeekGirl Meetup UK, uma organização de networking para mulheres em startups de tecnologia, chamou o relatório de “chocante”.

“As pequenas empresas devem fazer mais para fechar totalmente a lacuna e se destacar de organizações muito maiores que lutam para fazer mudanças rápidas”, disse ela. “Faria [commercial] sentido para as start-ups oferecerem o melhor negócio possível para atrair os melhores talentos.

“Peço que todas as mulheres peçam uma revisão salarial e que os fundadores avaliem se tratam todos os seus funcionários como iguais.”

De acordo com a pesquisa anual de horas e ganhos do Office for National Statistics, as trabalhadoras recebem menos do que seus colegas do sexo masculino em empregos de tecnologia, desde programação até processamento de dados. A diferença salarial no setor é maior do que a média nacional. As mulheres ganham 18% menos do que os homens, em média, em todas as funções, de acordo com o Instituto de Estudos Fiscais.

Fonte: Directlauncher

Related Posts

Leave a Reply